Quem pensa que a moldura de gesso serve apenas para ambientes no estilo clássico está bem enganado.
Hoje em dia, o uso da moldura de gesso está cada vez mais popular exatamente pelo fato de existirem diversos modelos de moldura, tanto aqueles para ambientes tradicionais e clássicos quanto para os mais modernos e sofisticados.
Por isso, é sempre importante pensar na sua decoração antes de decidir qual moldura escolher.
O que são molduras de gesso?
As molduras de gesso tem função unicamente estética. São utilizadas para dar acabamento a tetos, paredes, portas e janelas. São capazes de transformar o ambiente, deixando-o muito mais sofisticado e elegante.
Onde podem ser aplicadas as molduras de gesso?
A moldura de gesso é bastante versátil e é possível aplicá-la em diferentes ambientes, seguindo o estilo que deseja. As molduras de gesso podem ser aplicadas tanto no teto, como em paredes e ao redor de portas e janelas.
- No teto, serve para dar acabamento ao gesso ou a laje, e é aplicado em sua volta. Por isso tem o nome de roda-teto. Pode ser aplicado somente no teto, somente na parede ou no encontro entre parede e teto.
- Nas paredes serve para dar uma volumetria e destaque a elas, projetando várias molduras, criando um efeito bastante interessante.
- A moldura de gesso pode ainda ser aplicada ao redor de portas e janelas, como uma espécie de guarnição.Elas remetem ao estilo clássico, mas dependendo do modelo, se forem mais retas, podem aplicadas em decorações mais modernas e industriais.
Como escolher a moldura de gesso?
A escolha da moldura de gesso deve levar em consideração o estilo da decoração e o tamanho do ambiente que será aplicado.
Os modelos mais arredondados e cheios de detalhe remetem ao estilo clássico.
Escolha do tamanho.
Para ambientes pequenos, as molduras de gesso devem ter formas mais retas, de preferência aplicá-la em 90 graus e não muito pequena, como muitos acham. Molduras muito pequenas tendem a chamar ainda mais atenção para o espaço reduzido do ambiente.
Em ambientes grandes e espaçosos devem ser utilizadas molduras largas. Se for roda-teto aplique-as tanto no teto quanto nas paredes, para dar um ar aconchegante ao ambiente.
A moldura de gesso vem conquistando cada vez mais espaço nos projetos de arquitetura. Isso porque, seu design versátil e sua qualidade fez com que diversos modelos de moldura de gesso fossem inseridos no mercado, facilitando assim a sua harmonia com os mais diferentes estilos de decoração.
Logo, caso você deseje incluir uma moldura de gesso na decoração do seu ambiente, porém ainda está com dúvidas sobre qual modelo escolher, ou melhor, quer até aprender como colocar uma moldura de gesso em casa, então esse post foi feito especialmente para você. Confira!
Moldura de gesso para teto.
Há diversos tipos de moldura de gesso para teto, com tamanhos e formatos diferenciados atendendo assim os mais diferentes gostos e estilos de decoração.
Por isso, antes de optar pela escolha de uma moldura de gesso para teto é importante definir, primeiramente, qual o estilo de decoração será incorporado no ambiente.
Assim como, o local onde a moldura será exposta a exemplo dos corredores em casa.
No exemplo abaixo, seguindo o estilo contemporâneo foi inserido na sala de estar uma moldura de gesso para fazer um teto de gesso com design orgânico. Aqui, o rebaixamento do forro de gesso foi estruturado com iluminação lateral embutida e abertura para a instalação da cortina.
A versatilidade da moldura de gesso para teto permite que o material seja instalado com a união de outros materiais, como é o caso da madeira.
No ambiente abaixo, é possível observar que a moldura de gesso para teto foi instalada em conjunto com uma estrutura de madeira. A união desses materiais no acabamento do cômodo proporciona aos moradores um ambiente de aconchego.