Parede de Drywall.
O Que É, Vantagens e Tudo que Você Precisa Saber.
Você está construindo ou reformando sua casa e está pensando em apostar na parede de Drywall, mas ainda não tem certeza se essa é a decisão correta? Então chegou ao lugar certo! Aqui, vamos falar tudo o que você precisa saber sobre a parede de Drywall.
Até o final deste texto, você vai descobrir o que é uma parede de Drywall, suas vantagens e desvantagens, características, como fazer parede de Drywall e até mesmo o custo que terá.
Confira!
O que é sistema Drywall? E o que é parede de Drywall?
Drywall é uma expressão em inglês que, traduzida, significa literalmente “parede seca”.
Isso quer dizer, basicamente, que ela não precisa de argamassa para ser construída, diferentemente da alvenaria.
O sistema Drywall com o qual é feita a parede de Drywall é formada por estruturas de perfis de aço e chapas de gesso.
O centro da parede em Drywall pode ser oca, sendo “ocupado” apenas pela fiação elétrica, sistemas hidráulicos e afins, mas também pode ser preenchido com enchimentos de isolamento térmico e acústico.
Vantagens e desvantagens da parede de Drywall.
A parede em Drywall também é chamada de parede de gesso acartonado pois suas chapas de gesso são feitas com o miolo de gesso e as faces em papel cartão.
Ela é considerada bastante versátil, pois pode ser feita com curvas, recortes e outras formas de personalização.
Outras vantagens da parede de Drywall são:
Material leve e barato;
Transporte econômico;
Componentes recicláveis;
Tempo de obra rápido;
Gera menos sujeira;
Manutenção simples;
Torna reformas mais fáceis.
Porém, existem também desvantagens no uso de parede de Drywall. Dentre eles, podemos citar a menor resistência a impactos se comparada a paredes de alvenaria e possíveis problemas de acústica.
Entretanto, é possível fazer a sua parede de Drywall mais espessa para torná-la mais resistente.
Também é uma opção usar reforços com pedaços de madeira ou chapa metálica dentro da parede em drywall para torná-la mais “forte” para receber objetos mais pesados, como bancadas de mármore, por exemplo.
Quanto ao segundo problema, o recomendado é aplicar enchimento de lã mineral de rocha ou de vidro como isolamento acústico, principalmente se a parede de drywall for para ambientes como o quarto.
Qual a espessura das paredes de Drywall?
Existem três espessuras mais comuns de perfis usados na construção de paredes de Drywall: 48 mm, 70 mm e 90 mm.
Para saber a espessura total da parede, é necessário somar também as medidas das placas de gesso, que têm 12,5 mm cada. Ou seja, são mais 25 mm, já que são usadas duas chapas por parede, uma de cada lado.
Como também é possível fazer chapamento duplo, ou seja, usar duas placas de gesso de cada lado da parede para melhorar a acústica ou em paredes mais altas que necessitam de mais firmeza, essa espessura pode ser ainda maior.
Existem também outros tipos de paredes de Drywall especiais que são mais espessas.
Elas são assim para serem usadas em grandes alturas, para passagem de tubulações ou por outros motivos estruturais.
Se a sua preocupação quanto à espessura da parede de Drywall for a respeito da resistência, é interessante que você saiba que dá, sim, para pendurar objetos nesse tipo de parede. Para isso, basta incluir o peso desses itens no cálculo do projeto.
O Drywall suporta até 50kg/m², mas esse valor pode variar de acordo com o material utilizado.
Para pendurar eletrodomésticos, armários ou outros objetos mais pesados, é necessário usar buchas especiais e fazer reforços no interior da parede de Drywall.